segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A verdadeira altitude do Everest


Tenho recebido muitos e-mails perguntando porque sempre cito a altitude do monte Everest como sendo de 8.850 metros e não 8.848 metros como normalmente se lê nos jornais e revistas. A resposta é simples: quando alguém escreve que o Everest mede 8.848 metros de altitude é porque está mal informado. Apresento, a seguir, um breve currículo da altitude do Everest:

Em 1852, cálculos publicados pelo Instituto Topográfico da Índia confirmaram as suspeitas de que existia uma montanha, na fronteira do Nepal com o Tibete, mais alta do que todas até então conhecidas. Partindo dos levantamentos feitos três anos antes por topógrafos ingleses, que haviam medido pela primeira vez o ângulo de elevação da tal montanha, com um teodolito de sessenta centímetros, o matemático bengalês Radhanath Sikhdar e seu jovem assistente Michael Hennessy, funcionário do Instituto em Calcutá, chegaram à conclusão de que ela media 8.839,80 metros acima do nível do mar. Tinha 257 metros mais do que o Kanchenjunga, sendo, portanto, o ponto mais alto do planeta.

A exatidão desta primeira medição foi fantástica, considerando o fato de que as duas montanhas estavam respectivamente a 174 e 242 km das torres de observação dos agrimensores de campo. Para chegar a esta medida, Radhanath Sikhdar precisou levar em conta a curvatura da Terra, a refração atmosférica, a deflexão da linha de prumo e as mudanças na densidade do ar, que mudam a curvatura da luz.

Bem mais tarde, medições feitas no Nepal, usando laser e transmissões via satélite com tecnologia de ponta e efeito Doppler, determinaram uma nova altitude para o Everest: 8.848 metros. Portanto, apenas oito metros mais alto do que a medição feita um século antes. Mas não era tudo.

No dia 05 de maio de 1999, uma equipe de alpinistas liderada pelo americano Pete Athans chegou ao cume do Everest para mais uma medição. Ele acionou dois receptores do sistema GPS, e as informações registradas foram analisadas pelos técnicos do Departamento de Ciências Aeronáuticas da Universidade do Colorado, em Boulder.

Os especialistas, de posse dos novos dados, determinaram a nova, e segundo eles, exata altitude do Everest: 8.850 metros. Portanto, dois metros a mais do que se pensava nos últimos cinqüenta anos.

A novidade foi anunciada pela Sociedade Geográfica Nacional durante a realização do 87º Congresso Anual do Clube Americano de Alpinismo, em Washington, nos Estados Unidos, em 11 de novembro de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário