domingo, 6 de dezembro de 2009

Governo chinês vai limitar o acesso de alpinistas para retirada de lixo


O Governo chinês limitará o acesso ao Everest aos milhares de alpinistas que a cada ano vão escalar o "topo do mundo" durante o primeiro semestre de 2009, argumentando a necessidade de limpar todo o lixo deixado no local.

Segundo o jornal "China Daily", o lixo abandonado por alpinistas e turistas no monte mais alto do mundo, com 8.848 metros de altitude sobre o nível do mar, coloca em perigo seu frágil ecossistema, disse Zhang Yongze, diretor do Birô de Proteção Ambiental do Tibete.

A agência oficial de notícias "Xinhua" informa que a campanha de limpeza acontecerá no primeiro semestre do próximo ano. O Everest, na fronteira entre Tibete (ocupado pela China em 1950) e Nepal, foi fechado pelas autoridades chinesas em sua vertente tibetana há um mês, por temor de que os protestos dos ativistas pudessem interromper a ascensão da tocha olímpica ao local.

Segundo a "Xinhua", a equipe de funcionários, alpinistas e jornalistas que se alojaram no acampamento base durante a subida da tocha limparam a região antes de sua partida.

Além da deterioração causada pela frenética atividade alpinista a um dos lugares mais isolados do planeta, Zhang se referiu também ao efeito do aquecimento global sobre o Everest, já que está derretendo a geleira que o forma.

Segundo dados do portal "Adventure Stats", até 2007 um total de 2.972 escaladores subiram o monte Everest, dos quais 208 morreram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário