segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Everest: Conquista da montanha mais alta do mundo faz 50 anos


Poucos lugares no mundo despertam tanto fascínio sobre o homem como o monte Everest. A montanha, cujo cume está a 8.850 metros de altitude, representa um dos maiores desafios do montanhismo. Conquistá-la é uma verdadeira vitória – além de um dos mais extremos testes de resistência, coragem e técnica.

No dia 29 de maio deste ano comemora-se 50 anos da primeira conquista do monte Everest, feita pelo Neo-zelandês Edmund Hillary e pelo Sherpa Tenzing Norgay em 1953. E não é só: no dia 08 de maio completaram-se 25 anos da primeira escalada sem oxigênio artificial, feita por Heinhold e Peter Habeler em 1978.

Essa conquista não foi fácil. Desde 1852, quando o Instituto Topográfico da Índia afirmou que o Everest era a montanha mais alta da Terra, vários montanhistas de todo o mundo partiram para o Tibet para tentar atingir seu pico. Quatorze expedições tinham falhado e 24 homens jaziam mortos sob as neves da montanha na tentativa de realizar a façanha. Estava mais do que provado que a tarefa demandava uma estrutura bem maior do que tudo já feito anteriormente.

No entanto os homens não desistiram facilmente do desafio. Em 1952 uma expedição suíça, formada por uma forte equipe que incluía o lendário alpinista Raymond Lambert, conseguiu ultrapassar 8.400 metros de altitude – o mais alto que qualquer outra expedição tinha conseguido atingir. Chegou-se a acreditar que o time suíço fosse finalmente alcançar o pico - e a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário