segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Quantos cadáveres há no Monte Everest? Há cadáveres no Monte Everest?



O Monte Everest é o ponto mais alto do planeta. Em função disso, os homens tentam escalá-lo
desde 1953, quando Edmund Hillary subiu pela primeira vez com sucesso. O pico do Everest
está a 8.850 metros acima do nível do mar e localiza-se no Nepal.
A montanha em si faz fronteira tanto com o Nepal como com o Tibete. Por causa do mau tempo no cume, os alpinistas raramente tentam completar o percurso fora do período entre maio e junho quando a corrente de ar segue em direção ao norte. Mesmo assim, o clima é bastante inóspito. Em um dia normal de maio de 2008 a temperatura mínima chegou a 27 graus Celsius negativos e os ventos sopraram a 81 km/h.
Em outras épocas do ano, a corrente passa diretamente pelo cume e os ventos podem soprar
 outras épocas do ano, a corrente passa diretamente pelo cume e os ventos podem soprar com
com a força de um furacão – 189 km/h – e a temperatura despenca para algo em torno de 73 graus Celsius negativos
Adicione a isso o fato de que há um terço a menos de oxigênio no ar em comparação ao nível do mar, e você entenderá porque é tão duro o trabalho dos "aventureiros do Everest".
Mesmo assim, nada disso freia o espírito de quem quer realmente subir o Everest
O "lado negro" desse espírito é que ele pode levá-lo à morte. O site Everest News (em inglês) estima que, desde 2004, mais de 2 mil pessoas alcançaram o topo do Everest, enquanto 189 morreram tentando chegar lá. Se você é uma das 150 pessoas que tentam escalar o Monte Everest neste ano, fique sabendo que há algo certo que você irá encontrar no caminho – cadáveres.
Monte Everest é 3,7 metros menor do que se achava, mostra pesquisa
O Monte Everest, o pico mais alto do mundo, pode ser 3,7 metros menor do que se achava anteriormente, anunciaram neste domingo pesquisadores chineses. Uma nova medição feita este ano mostra que a montanha tem 8.844,43 metros acima do nível do mar. A medição anterior, de 1975 e também realizada por cientistas da China, indicava uma
uma altura de 8.848,13 metros.
Em 1999, uma expedição dos Estados Unidos ao pico, que fica na fronteira da China com
o Nepal, mediu novamente a montanha e chegou à conclusão de que ela tinha 8.850 metros. Segundo o diretor-geral do Escritório de Levantamentos e Mapeamentos da China, Chen Bangzhu, o número atualizado não significa que a montanha diminuiu de tamanho com o passar do tempo.
- O dado é até agora o mais detalhado e preciso em meio aqueles de pesquisas anteriores, domésticas e internacionais - afirmou à imprensa chinesa.
Encolhendo ou não, os cientistas lembraram que o monte vem sofrendo forte erosão de suas geleiras, em especial na região da China, em decorrência do aquecimento global do planeta.

Após o sucesso da chegada ao pico em 1953, mais e mais alpinistas começaram a chegar ao Everest, com a intenção de imitar os primeiros escaladores. Esta inundação de visitantes trouxe uma entrada de dinheiro, bem como infra-estrutura para as comunidades Sherpa. Existem agora escolas, hospitais e lojas vendendo mercadorias ocidentais e comida. Com os visitantes veio um aumento no desmatamento por causa da lenha, assim como uma grande quantidade de lixo.
Como muitas áreas alpinas, os Himalaias são ecologicamente frágeis. Centenas de alpinistas viajam a cada ano com esperança de chegar ao topo do Everest, mas uns 25 mil turistas também visitam a área. Hoje em dia, escaladores, cidadãos locais e o governo nepalês estão trabalhando para proteger o ambiente em volta do Everest.

Em 1976, o Everest e arredores foram transformados no Sagarmatha National Park. Em 1979, a área foi considerada Patrimônio da Humanidade. Atualmente, a flora e a fauna no parque são protegidas e a exploração da madeira é proibida.
Em 1998, uma equipe particular autodenominada Everest Environmental Expedition retirou 1,2 toneladas de dejetos do Everest, coletados principalmente em torno do acampamento base e acampamento II. Enquanto garrafas de plástico e garrafas de oxigênio vazias causam uma má aparência, baterias, cilindros de combustível usados e dejetos humanos apresentam um grande risco ambiental e a expedição concentrou seus esforços neste tipo de lixo. Outras expedições ambientais continuam no esforço de limpar o Everest.
O governo nepalês agora exige um depósito de US$ 4 mil dos alpinistas, que é reembolsado se eles trouxerem de volta a mesma quantidade de equipamento e suprimentos que levaram.

2 comentários:

  1. Não e bem um comentario,e uma pergunta!Se ele e o monte mais alto do mundo,ele e o monte mais frio do mundo.ne

    ResponderExcluir